Logística Reversa é um instrumento econômico e social que utiliza um conjunto de ações e procedimentos com o objetivo de coleta e restituição de resíduos sólidos a seu local de origem. Fazendo assim com que o fabricante encontre a melhor destinação para o resíduo, sendo ela o reaproveitamento ou a destinação ambientalmente adequada.
Setor de Reparação
As empresas de reparação de veículos do Paraná têm se destacado com o seu comportamento sócio ambiental. Qualidade que hoje, com a sociedade conscientizada dos prejuízos que os resíduos causam ao meio ambiente, se torna um diferencial na competitividade entre as empresas.
Apesar de o setor de reparação de veículos não fazer parte do processo de fabricação de equipamentos e acessórios para veículos, o mesmo esta incluso na logística por fazer parte da cadeia de responsabilidade compartilhada – entre fabricante, comerciante e consumidor -, segundo a Lei 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010. O setor de oficinas mecânicas, por exemplo, deve preocupar-se com a destinação adequada de uma série de produtos e subprodutos, como óleo contaminado, embalagens, estopas, pano, papel, borra de tinta, borracha e vidros e etc.
Para auxiliar as empresas, associadas ao Sindirepa PR, a estarem de acordo a Lei Federal nº 12.305, o Sindirepa PR elaborou com a consultoria do Senai PR um estudo para a implantação da Logística Reversa direcionada à área de reparação de veículos. Esse estudo foi fundamentado no diagnostico quali-quantitativo apresentado nos PGRS’s (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) das empresas atualmente associadas, e baseado nas exigências determinadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei nº 12.305 de 2010 regulamentada através do Decreto-lei nº7404 de 23 de dezembro de 2010.
Como resultado dessa consultoria, o Sindirepa PR desenvolveu o Programa de Logística Reversa direcionado ao setor, que inclui ações como:
-Promover a Educação Ambiental nas empresas de reparação associadas;
-Planos de Gestão de Resíduos Sólidos;
-Firmar Parcerias com Empresas de Recolhimento;
-Realização de palestras;
-Distribuição de Materiais de Conscientização e Orientação;
-Implantação de Programas de Separação e Coleta de Resíduos;
Entre outras ações relacionadas.
Soluções para sua Empresa
Para que se tenha um processo de Logística Reversa bem desenvolvido é preciso, acima de tudo, o gerenciamento e a otimização do processo de coleta dos resíduos, minimizando os custos da operação. Sendo assim, as empresas associadas, além da orientação através dos dados levantados no estudo anterior, podem solicitar a implantação dos Programas e Planos de ação a seguir:
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Elaborado com a parceria do Sindirepa PR com o Senai e Sebrae. Esse plano de ação consiste em diagnosticar, orientar e aplicar medidas eficazes para a separação dos resíduos gerados pela empresa, facilitando a próxima etapa de redirecionamento do resíduo para sua origem, além de auxiliar na utilização dos 3R’s dentro da sua empresa: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Após a implantação do PGRS, os associados têm à disposição outros programas, relacionados à destinação do resíduo de forma gratuita: